gas-natural

A Petrobrás anunciou na tarde desta segunda-feira (10) que reduzirá para baixo o preço de venda do gás natural – transportado e distribuído por dutos – para as distribuidoras. O reajuste será de 5% em R$/m³, nos valores vigentes entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, na comparação com o período entre agosto e outubro.  A estatal explicou que os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Durante o período, o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%)”, disse a Petrobrás, em comunicado. A empresa detalhou também que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.

Os preços atualizados seguirão vigentes até 31/01/2023, conforme estabelecido nos contratos firmados. A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, finalizou a empresa.

Posso ajudar?