jovem 1

A partir de 7 de novembro, a Petrobrás irá receber 734 novos jovens aprendizes em 14 estados e no Distrito Federal, oriundos do processo seletivo realizado no primeiro semestre de 2022. O programa tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho. Além das oportunidades destinadas à ampla concorrência, também há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (10%), adolescentes egressos de trabalho infantil (10%) e em situação de acolhimento institucional (15%). Os jovens têm entre 14 anos e 22 anos e três meses completos e, caso ainda não tenham concluído o Ensino Médio, devem comprovar matrícula e frequência à escola para participar do programa. Os aprendizes recebem aulas de capacitação e desenvolvem atividades de prática profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Também são programadas visitas técnicas às instalações da Petrobrás.

aprendiz

Os cursos profissionalizantes são para diversas áreas, como Logística, Elétrica, Tecnologia da Informação, Linha de Produção, Programação Web, Hidráulica, Tubulação predial, Mecânica, entre outras. A jornada de aprendizagem é de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, durante o período de 20 meses. Os jovens têm direito a um salário-mínimo e outros benefícios, como 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional. O registro do contrato especial de aprendizagem na Carteira de Trabalho e Previdência Social é realizado diretamente pela Petrobrás.

jovem arendiz

Outros 514 jovens, que realizaram ciclos anteriores (2021/2022) do programa, já se formaram. A cerimônia de conclusão foi realizada no Serviço Social da Indústria (SESI), no Rio de Janeiro, com transmissão simultânea para diversas unidades do Senai no país. Ao longo do período de formação, além das aulas teóricas e práticas os aprendizes participaram de um desafio de inovação (Saga Senai de Inovação), no qual puderam interagir com profissionais da Petrobrás e desenvolver propostas de soluções para problemas reais da companhia. Também foram realizadas visitas a unidades da Companhia, com experiências vivenciais a exemplo do EXPAMD Lab – Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias da companhia, que concentra formas modernas de aprendizado voltadas para o ambiente corporativo. Além disso, participaram de visitas virtuais, onde puderam conhecer os supercomputadores da empresa.

Posso ajudar?