João Henrique Rittershaussen

A Petrobrás espera contar com a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub Itaboraí (antigo Comperj) até o meio do próximo ano. A previsão foi feita na tarde de hoje (5) pelo diretor executivo de desenvolvimento da produção da estatal, João Henrique Rittershaussen (foto), durante entrevista coletiva virtual. Ainda em 2021, a empresa também pretende concluir outras partes importantes que serão ligadas à UPGN e fazem parte do chamado Projeto Integrado Rota 3 (PIR 3).

Rittershaussen lembrou que o trecho submarino do gasoduto Rota 3 já está concluído. Agora, a Petrobrás está trabalhando para terminar outras partes do PIR 3, que envolvem utilidades do Polo GasLub e a UPGN. Quanto às utilidades, o executivo acredita que estarão finalizadas até o final deste ano. Já a UPGN só será concluída em 2022.

Para colocarmos essas três partes funcionando juntas [gasoduto submarino; utilidades e gasoduto terrestre; e a UPGN], estamos contratando inclusive o comissionamento dessas partes para garantirmos a partida da unidade como um todo sem percalços. Então, a perspectiva é dar partida no UPGN do PIR 3 com o gasoduto no primeiro semestre de 2022”, detalhou.

Como detalhamos nessa semana, a Petrobrás iniciou a contratação para prestação de serviços e fornecimento de bens envolvendo o trecho terrestre da Rota 3. As atividades envolvem comissionamento, pré-operação, partida e operação assistida da porção em terra da linha. A licitação será em modo de disputa fechada e terá abertura de envelopes no próximo dia 23.

Fonte: https://petronoticias.com.br/petrobras-preve-inicio-da-operacao-da-upgn-do-polo-gaslub-o-antigo-comperj-ate-junho-de-2022/

Posso ajudar?