Diante dos vários os desafios, como a necessidade de elevados investimentos em infraestrutura de recarga e o alto custo de aquisição de um veículo elétrico, a Voith desenvolveu uma solução bastante viável para esta transição: a integração do conceito de Mild Hybrid 48V em suas transmissões automáticas. Através de um sistema elétrico de recuperação de energia, é possível absorver parte da energia de frenagem e convertê-la em energia elétrica armazenada em baterias. É o mesmo princípio usado pelos moderníssimos carros de Fórmula 1. Essa energia permite que sistemas do veículo sejam eletrificados, reduzindo as cargas parasitas do motor e aumentando a eficiência energética dos sistemas relacionados, podendo reduzir o consumo de combustível em quase 10%. A Voith, é um dos principais fornecedores de transmissões automáticas para ônibus urbanos em todo o mundo e “está atenta e busca colaborar com o objetivo da sociedade em ter cidades mais limpas,” diz a companhia.
Segundo Rogerio Pires, Diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo, assim como já está ocorrendo em automóveis, o conceito de Mild Hybrid é uma solução prática e de custo-benefício muito favorável para colaborar com a transição para uma eletrificação plena no futuro: “Através de um sistema Mild Hybrid, o motor a combustão tem sua função primária otimizada o que representa menor consumo e emissões de poluentes. Pode tornar-se uma tendência para o presente e abrir caminhos para novas tecnologias elétricas para os veículos. No segmento de veículos comerciais, qualquer ganho de eficiência energética é muito relevante pois representa redução direta dos custos da operação e torna o transporte muito mais sustentável”, declarou.
Outra solução é o sistema de tração elétrica da Voith, VEDS (Voith Electrical Drive System). Trata-se de conjunto de motor de ímã permanente resfriado a água combinado com um inversor de alta eficiência que podem trabalhar em sistemas de 400 a 850V. Os componentes do sistema são combinados de forma inteligente através de algoritmos baseados em toda experiência da Voith no campo de transporte e mobilidade visando a melhor gestão e aproveitamento de energia. O sistema VEDS pode ser considerado um dos sistemas mais modernos e robustos do mercado, segundo a empresa.
Resultados práticos na Europa já confirmam que os objetivos de eficiência propostos pelo VEDS e pelo sistema MidlHybrid da Voith têm sido alcançados. Montadoras como Wrightbus e Iveco já oferecem veículos ao mercado muito mais eficientes em termos de aproveitamento de energia e emissões de poluentes. As discussões relacionadas a um processo mais rápido de eletrificação em veículos comerciais, principalmente urbanos, são muito importantes para a sociedade. Porém, na América do Sul, é necessário considerar as diversas opções de biocombustíveis que estão em desenvolvimento. Além disso, vale ressaltar que a matriz de transporte brasileira ainda está muito baseada no modal rodoviário. Trens urbanos e metrôs, sistemas já eletrificados, também são alternativas fundamentais para o cenário urbano futuro.
“Importante que o transporte seja realizado de forma inteligente e baseado em fontes de energia renováveis. Nossa região oferece excelentes condições de combinar tudo o que a tecnologia e a natureza nos oferecem. A transmissão automática Voith com Mild Hybrid integrado é mais um conceito com que a Voith busca contribuir para a maior sustentabilidade de nosso transporte por ônibus. A opção pela eletrificação plena com nosso VEDS já é uma possibilidade real e certamente poderemos contribuir para o futuro de nossos veículos comerciais e ferroviários”, finaliza Pires.