Robô Patania no Oceano Pacífico

A Global Sea Mineral Resources, a divisão de exploração em águas profundas do DEME Group, tem testado o robô Patania II, um protótipo de 25 toneladas, na área Clarion Clipperton,  desde  o dia 20 de abril. O robô  foi desenvolvido para  fazer mineração marinha que  está sendo testado no Oceano Pacífico, numa  profundidade de mais de 4 quilômetros. O  Patania II é um equipamento  criado para coletar nódulos do tamanho de batatas,  ricos em cobalto e outros metais usados em baterias que ocorrem na região. Ele estava conectado a um navio da GSR por meio de um cabo de 5 quilômetros. Durante sua primeira operação, um ponto de sustentação se separou e o Patania II ficou  parado no fundo do mar, mas ma operação para reconectar o ponto conseguiu sucesso.

O teste da GSR está sendo acompanhado por cientistas independentes de 29 institutos europeus que vão analisar os dados e amostras coletados pelo robô para medir o impacto da atividade de mineração no leito oceânico. Embora várias companhias e países tenham assinado contratos de exploração mineração no leito oceânico, a regulamentação da atividade ainda não foi finalizada pela Autoridade Internacional do Leito Marinho, um órgão da ONU.

Fonte: https://petronoticias.com.br/robo-inteligente-faz-testes-de-pesquisas-sobre-minerios-nobres-no-leito-do-oceano-pacifico/