dededde

A Dürr desenvolveu uma nova técnica que aplica tintas em grandes áreas e em padrões simples com alta definição nas bordas, sem excesso de tinta. O novo aplicador EcoPaintJet ganhou o prêmio “Deutscher Innovationspreis” de inovação do ano na Alemanha e foi colocado disponível para a indústria geral. A empresa de tintas Adler já desenvolveu tintas específicas para a nova tecnologia de aplicação. Na marcenaria, construção naval, fabricação de eletrônicos e muitos outros setores industriais, as superfícies de produtos e componentes são revestidas para conferir proteção ou cor. Até agora, isso envolvia muito esforço se o revestimento tivesse que ser aplicado com alta definição nas bordas, já que era preciso fazer o mascaramento manual ou a aplicação do revestimento com película nas superfícies.

azzazaz

Também havia muito desperdício, tanto de fita adesiva quanto de tinta perdida pelo excesso de tinta aplicada. O EcoPaintJet, o novo aplicador incluso no conjunto, já está sendo utilizado com sucesso na produção automotiva em série. Desde 2019, a nova tecnologia da Dürr tornou possível a pintura de tetos de carros em cores contrastantes sem mascaramento. Ele proporciona um revestimento preciso sem excesso de tinta. Isso aumenta a eficiência de revestimento e oferece às empresas mais opções quando se trata do design de produtos e transporte de mercadorias.

A tecnologia também permite novas opções na função e no design dos produtos. O  método de revestimento preciso significa que as molduras de janelas podem receber um revestimento resistente às intempéries no exterior e uma aplicação decorativa ou com cores diferentes no interior. É possível criar efeitos decorativos com facilidade na parte dianteira de móveis. Holger Beiersdorfer, vice-Presidente de Industrial da Dürr, disse que  “o conjunto de aplicação sem excesso de tinta permite a aplicação com alta definição nas bordas, mudanças rápidas de cor e um design de superfície personalizado.” A nova tecnologia da Dürr elimina todas as desvantagens dos métodos individuais, tornando a pintura mais rápida, ecologicamente correta e economicamente mais rentável em todos os setores industriais. “Isso torna nossa tecnologia atraente até mesmo em situações em que um método de pintura automatizado seria antes inconcebível”, declarou Beiersdorfer.