Resultado de imagem para combustiveis fosseis

Curiosidade 1: Existem duas teorias para explicar a formação dos combustíveis fósseis, a primeira delas, a teoria biogênica, defende que sua origem se dá pelo efeito de fossilização de animais e plantas que foram soterrados há milhões de anos e submetidos a condições extremas de temperatura e pressão. Esse material extraído da crosta terrestre é rico em carbono, o que permitem seu uso como combustível. Já a teoria abiogênica, por outro lado, acredita que os combustíveis fósseis são anteriores a existência de vida na terra, e tem origem na formação do nosso planeta.

Imagem relacionada

Curiosidade 2: A prospecção de petróleo exige a diversos estudos do solo e subsolo. Amostras que estão a milhares de metros abaixo do nível do mar são removidas e examinadas para determinar se há evidências da decomposição de matéria orgânica necessária para o surgimento do petróleo bruto.

Curiosidade 3: O petróleo bruto é encontrado em áreas subterrâneas chamadas de jazidas, sob uma camada gasosa de alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado o petróleo pode jorrar para a superfície. A extração em terra é feita por sondas de perfuração, e no mar por meio das plataformas marítimas.

Imagem relacionada

Curiosidade 4: O gás natural é uma forma de metano. Ele fica preso nos bolsões onde ocorreu a decomposição da planta. É inodoro e não pode ser detectado pelo nariz humano. Por esse motivo, um produto químico chamado mercaptano é adicionado ao gás de cozinha para que os vazamentos sejam facilmente detectados.

Curiosidade 5: Os combustíveis fósseis não são um recurso renovável, apesar de não termos localizado todas as reservas existentes no mundo, elas levam milhões de anos para serem formadas. Estima-se que, dada a nossa tendência atual de consumo e a descoberta preditiva de novas fontes de combustíveis fósseis, o mundo acabe com elas dentro de 100 a 200 anos.


kit metan-ohl

Curiosidade 6: Hoje, os combustíveis fósseis fornecem mais de 90% da energia do mundo. Os americanos usam cerca de 18 milhões de barris de petróleo todos os dias.

Resultado de imagem para china petroleum

Curiosidade 7: Entre os combustíveis formados pela natureza, acredita-se que o carvão mineral é o mais abundante. A China, sozinha, produz quase metade do carvão mineral do planeta.

Curiosidade 8: São necessárias quase 26 toneladas de petróleo bruto para produzir 1 litro de gasolina. Para alimentar uma lâmpada por um ano inteiro são necessárias cerca de 363 kg de carvão. O processo natural de decomposição de matéria orgânica levaria 422 anos para produzir os combustíveis fósseis que consumimos em um ano.

https://beduka.com/blog/wp-content/uploads/2019/05/aquecimento-global.jpg

Curiosidade 9: A queima dos combustíveis fósseis é responsável pela maioria dos desequilíbrios ambientais, como aquecimento global, chuva ácida, poluição do ar, poluição da água com a qual estamos lidando hoje. Sua produção e consumo são um dos maiores contribuintes para a poluição no mundo.

Curiosidade 10: Em comparação com os combustíveis fósseis, as fontes renováveis são consideradas limpas pois provem de recursos que são naturalmente reabastecidos, sem gerar desequilíbrios ambientais, como por exemplo sol, vento, marés, energia geotérmica.