swswsw
deddededded

O Turcomenistão e o Afeganistão assinaram compromissos importantíssimos para melhorar a infraestrutura dos dois países. O foco principal foi em relação a construção do gasoduto Turcomenistão-Afeganistão-Paquistão-Índia (TAPI), uma linha de transmissão e uma de fibra óptica Turcomenistão-Afeganistão-Paquistão (TAP),  bem como a construção de ferrovias. A cerimônia de assinatura teve a presença do presidente afegão Mohammad Ashraf Ghani, membros do governo, chefes e representantes dos ministérios e departamentos relevantes do Turcomenistão e do Afeganistão.

A cerimônia foi aberta por Ajmal Ahmadi, governador em exercício do Banco Central do Afeganistão, e também teve  as presenças de representantes de empresas internacionais envolvidas na implementação desses projetos. O ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, fez um discurso por videoconferência, transmitindo as saudações do presidente Gurbanguly Berdimuhamedov ao líder afegão, destacando o alto nível de cooperação entre Ashgabat e Cabul.

ddedededde

Em seu discurso, Ashraf Ghani, expressou gratidão ao presidente turcomano pelo apoio ao Afeganistão e brindou o  compromisso entre os dois países e os dois povos. Falou sobre  o desenvolvimento dos projetos de energia em grande escala e a criação de transporte multilateral e corredores de trânsito projetados para exercer uma influência construtiva,  não apenas para a reconstrução abrangente do Afeganistão, mas também para a integração econômica regional.