YMZ2VGOH4FEZXPY4CQL35D53SU

Após uma espera angustiante de quase uma semana, o navio cargueiro Ever Given finalmente voltou a flutuar no Canal de Suez nesta segunda-feira (29). A previsão inicial é que o tráfego na via seja retomado em breve. Já a embarcação será encaminhada para uma inspeção técnica na área de espera chamada Bitter Lakes.

Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), já havia informado que os trabalhos realizados no início desta segunda-feira já haviam orientado o navio gigante em 80% na direção certa. A operação de resgate do Ever Given, encalhado no canal desde terça-feira passada, contou com ao menos 10 rebocadores e teve ainda a ajuda do aumento da maré.

O navio será reposicionado no Great Bitter Lake para uma inspeção de sua navegabilidade. O resultado dessa inspeção determinará se o navio pode retomar o serviço programado. Assim que a inspeção for finalizada, as decisões serão tomadas em relação aos arranjos para a carga atualmente a bordo”, declarou a Evergreen Line, afretadora do porta-contêineres.

mapa

Imagens postadas nas redes sociais já mostram o navio alinhado e pessoas comemorando o sucesso da operação de liberação da via. O site de monitoramento MarineTraffic também já atualizou a posição da embarcação, que agora aparece alinhada às margens do canal.

Com 400 metros de comprimento e cerca de 224 mil toneladas, o gigante Ever Given estava encalhado em uma posição diagonal desde a última terça-feira (23), após uma forte rajada de vento.

Fonte: https://petronoticias.com.br/navio-ever-given-volta-a-flutuar-e-fluxo-no-canal-de-suez-sera-retomado-em-breve/