coaracy-nunes

Um teste para cardíaco para a população do Amapá. Os moradores do estado foram surpreendidos na tarde de hoje (13) com um novo apagão, às 15h53. A falta de luz aconteceu após o desligamento dos dois circuitos da linha de transmissão Laranjal – Macapá, em 230 kV. As hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes também foram desligadas, interrompendo 250 MW de carga.

Pouco menos de uma hora depois, toda a rede básica, ou seja, os sistemas que atuam em tensão igual ou superior a 230 kV, já estava restabelecida. O Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que continua acompanhando o restabelecimento por parte da distribuidora CEA. E que até às 17h15, já haviam sido restabelecidos 110 MW de carga.

O Ministério de Minas e Energia, por sua vez, declarou que acompanha os trabalhos do ONS e da CEA para o retorno do fornecimento total de energia no estado. Já a empresa LMTE, responsável pela linha de transmissão, disse que a disponibilidade das instalações foi rapidamente normalizada após o incidente. “E, no caso particular, com consequência de falta de energia em um estado, expõe a fragilidade do sistema de energia do Amapá que não conta com redundância devido a questão de planejamento setorial”, acrescentou a empresa, em nota.

Fonte: https://petronoticias.com.br/amapa-sofreu-novo-apagao-na-tarde-desta-quarta-feira/